Os Mais Vistos Por Ai...

Loading...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Brasil fora do Brasil

Vivo fora do meu amado Brasil ha mais ou menos 14 anos! Sinto muita falta de la, embora as vezes nao pareca!
Claro, a minha situacao na epoca nao era das mais admiraveis, por isso embarquei nessa!
Passado tanto tempo, sabe que me acostumei com esse pais aqui (Japao)!
No inicio tudo era legal, novidade eh sempre bom ne! Lembro que eu sempre tinha algo para fazer depois do servico, TODOS OS DIAS!!! E ainda me sobrava algum tempo para ver um filminho...
Hoje, nem parece que tenho mais tempo do que antes! Faco muito menos coisas hoje em dia do que ha 10 anos atras, e o tempo nao eh suficiente!!!
O que acontece? Sera que eu to mais lerdo ou as coisas que eu ando fazendo tomam mais tempo?
Bem... Eu aprendi a gostar desse lugar, afinal, ele me acolheu, e tristemente, tenho mais "boas" lembrancas dos meus anos de Japao do que da minha infancia no distante Brasil!
Acho que eh por esse motivo que ainda estou aqui.
Tambem me aproximei mais da cultura e do povo japones, embora a comunidade brasileira aqui seja ainda muito restritamente nacionalista, parece que o interesse pelas culturas de ambas partes esta comecando a se mostrar!

Porem... Mesmo com tanto interesse por intercambio cultural entre as duas nacoes e mesmo nos encontrando em pleno ano 2010... num pais bem desenvolvido, ainda sofremos com agressoes, discriminacao e preconceito!

Eu tenho um bom "mal" exemplo de como a mentalidade de alguns japoneses ainda eh arcaica!


Semana passada, apos uma ardua noite de trabalho ( eu estava no yakin - ou turno noturno ), cheguei em casa, tomei um banho quentinho, peguei algumas coisas e sentei meu bumbunzinhu na Stacy ( minha amada bike!! ).
 Segui direto para o centro de Nagoya, que fica a mais ou menos 30 km. daqui....
 Estava eu alegre e faceiro pedalando naquela fresca manha quando derepente "PUF" ( onomatopeia referente ao soco que tomei na boca do estomago!! )
 Isso mesmo! Enquanto eu pedalava sossegado e lentamente, recebi um soco no estomago vindo de um senhor japones que passou a pe por mim!
 Eu quase cai da Stacy, ainda bem que meu equilibrio eh espetacular!!!! rs...
 Mas logo apos recuperar-me do susto eu voltei para tirar satisfacoes com o senhor, e ele me disse:
 - Abunai yo! ( Algo como - Eh perigoso yo!! )
 Eu disse: - Abunai eh voce!!! ( Claro que disse isso em japones ne! ).
 Eu tava tao nervoso que nem conseguia ligar para a policia, digitei varios numeros, inclusive o telefone da minha operadora de celular ( que eh muito mais longo e complicado de lembrar do que o da policia! )...
 Enfim, resolvi deixar pra la... Percebi claramente que aquele senhor nao gosta de estrangeiros e talvez os dias dele poderiam nao estar tao bons, entao fui embora!

 TRISTEZA...


Enquanto eu pedalava de volta para casa, mesmo tendo deixado pra la o que havia acabado de acontecer; eu nao pude me conter em entristecer e revoltar com a lembranca de momentos como esse que aconteceu comigo mas que foram vividos por outros brasileiros aqui!

 As pessoas nao sao santas, eh injusto dizer " Os brasileiros nao sao santos..." Pessoas ma-intensionadas existem em qualquer nacao!
 Mas parece que aqui nesse pais, qualquer coisa que facamos causa desconfianca ou desconforto para os japoneses... Por que?
 Por que enquanto somos discriminados e apontados na rua como "gaijin" ( termo usado para aquele que vem de fora, forasteiro, estranho... ), eles ao mesmo tempo idolatram a quem tirou varias vidas em vao?
 Os americanos!!! Por que?
 Eles entram aqui no Japao sem a necessidade de visto! Sao bajulados por japoneses arreganhados de tanto extase somente por estarem perto de um Americano!

 E quanto ao povo brasileiro que acolheu o povo japones na mesma guerra em que perdiam para os mesmos americanos?
 Isso eh assim tao insignificante para eles que se torna tao facil de esquecer?
 Nao quero um pedestal para nossa nacao, mas sim um pouco mais de respeito, eu acredito que o que mais aborrece a nos brasileiros residentes no Japao eh essa hipocrisia e ao mesmo tempo discriminacao que sofremos dos japoneses!

 Estou profundamente entristecido....

 Ainda tenho fe de que algum dia seremos bem quistos por aqui... Ate la continuaremos a ser alguns meros forasteiros!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Amazon Contextual Product Ads